Determinando o escopo da investigação corporativa – um caminho para o sucesso.

As investigações corporativas são procedimentos essenciais para a proteção da integridade de uma empresa. Elas podem ser realizadas para apurar a ocorrência de crimes, fraudes, irregularidades ou qualquer outro tipo de conduta indevida. Para ser bem-sucedida, é fundamental que o seu escopo seja claramente definido desde o início. Isso significa que os objetivos da investigação, as questões a serem investigadas e os limites da investigação devem ser claramente estabelecidos.

A definição do escopo da investigação é importante por vários motivos. Em primeiro lugar, ela ajuda a garantir que a investigação seja realizada de forma eficiente e eficaz. Quando o escopo é claro, os investigadores podem concentrar seus esforços nas questões relevantes e evitar desperdiçar tempo e recursos.

Em segundo lugar, a definição do escopo ajuda a proteger os direitos dos envolvidos na investigação. Saber quando aplicar ou não o UpJohn Warning, por exemplo, tem bastante relação com o escopo do trabalho.

A definição do escopo da investigação é uma tarefa complexa que exige a colaboração de diversos profissionais, incluindo advogados, consultores internos e externos, e especialistas em investigações. O objetivo é garantir que a investigação seja realizada de forma ética, imparcial e transparente.

É importante lembrar que, a depender dos findings da investigação, pode ocorre um pequeno ajuste no escopo, para torná-lo mais preciso. Caso as informações obtidas extrapolem o escopo, é importante analisar a possibilidade de se abrir uma nova linha de investigação, a depender do caso específico.

Dicas para definir o escopo da investigação corporativa:

  • Defina os objetivos da investigação. O que você espera alcançar com a investigação? É importante que os objetivos sejam claros e específicos.
  • Identifique as questões a serem investigadas. Quais são os fatos que você precisa esclarecer?
  • Defina os limites da investigação. Até onde você pretende ir? É importante estabelecer limites para evitar que a investigação se torne excessivamente ampla ou complexa.
  • Esteja aberto a ouvir, ver, ler, entender. Resultados pré concebidos normalmente não são atingidos.
  • Documente o processo de definição do escopo. Isso ajudará a evitar conflitos ou mal-entendidos no futuro.

A correta definição do escopo é um passo fundamental para o sucesso de qualquer investigação corporativa. É importante dedicar o tempo necessário para realizar essa tarefa de forma cuidadosa e responsável. Lembre-se, algumas horas a mais de planejamento podem evitar muitas o desperdício de muitas horas de trabalho de campo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *